O Colóquio Docência e Diversidade na Educação
Básica é um evento promovido pelo Grupo de Pesquisa
Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica –DIVERSO, vinculado ao
Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC, na
Universidade do Estado da Bahia –UNEB, a partir da Linha de pesquisa Educação,
Práxis Pedagógica e Formação do Educador. O DIVERSO vem produzindo suas
pesquisas dando ênfase ao protagonismo docente nas ações desenvolvidas na
Educação Básica, contribuindo na produção, intervenção e publicização do
conhecimento acerca da docência no Estado da Bahia.
Desde 2013, o DIVERSO tem procurado ampliar suas ações,
no sentido de criar e fortalecer as redes colaborativas de pesquisa e formação
sobre a temática em estudo. A partir dessa intenção, nasceu o Colóquio Docência
e Diversidade na Educação Básica, como espaço
propulsor e articulador do intercâmbio entre pesquisadores, pós-graduandos,
graduandos e professores da educação básica, instituindo um espaço fértil para
discussões voltadas para a docência na Educação Básica.
O evento teve sua primeira edição nos dias 14 e 15 de
outubro de 2013, realizada no Campus I da Universidade do Estado da Bahia –
UNEB, cuja discussão transcorreu em torno da temática Profissão
docente na contemporaneidade, que buscou refletir
acerca da Profissionalização docente nos diversos espaços educativos que
compõem a Educação Básica, na
contemporaneidade. A segunda edição do Colóquio foi fruto da ação oriunda dos debates
feitos acerca das políticas voltadas para a Educação Básica. Para isto,
apresentou, nessa edição, o tema Políticas, Práticas e Formação para aprofundar as discussões que
transversalizavam as pesquisas que tratam da educação básica e suas
especificidades.
A
terceira edição foi produzida em um contexto de extrema crise política no
Brasil que tem acarretado, diretamente, a perda de direitos adquiridos ao longo
da nossa história, através de lutas da sociedade civil organizada. Um
cenário em que a própria constituição brasileira é colocada à deriva, no que se
refere, principalmente, aos direitos trabalhistas e à Educação Brasileira.
Reformas de todos os tipos e formatos estão sendo apresentadas e aprovadas,
trazendo em seu bojo o desmonte das políticas públicas. Um dos exemplos que
temos, na Educação, é a Reforma do Ensino Médio que, da forma como é proposta,
contribuirá no aprofundamento das desigualdades escolares e regionais da nossa
juventude, assim como desconsidera as condições de trabalho do docente que atua
nesse segmento.
Nesse
contexto, o tema central que orienta o III Colóquio de Docência e Diversidade
na Educação Básica, Diferenças e
desigualdades no cotidiano da Educação Básica, foi escolhido com o objetivo
de refletir acerca da docência articulada com os atuais desafios que temos pela
ampliação dos direitos sociais e democratização da educação brasileira, a
partir de práticas e políticas públicas que atravessam o cotidiano da escola.
Com essas implicações e articulações, organizamos este Colóquio a
partir de eixos temáticos que procuram discutir e aprofundar dimensões
vinculadas à legitimação da docência no cenário nacional, especificamente, nos
diversos aspectos relacionados às diferenças e desigualdades no cotidiano
escolar. Para esta edição, foram
inscritos duzentos e três trabalhos oriundos de diferentes Estados do Brasil e
de várias cidades do Estado da Bahia, distribuídos da seguinte forma:
Tabela
1 – Trabalhos submetidos por eixo temático/modalidade
EIXOS
|
MODALIDADES DE TRABALHO
|
|||
Comunicações
|
Relatos de
experiências
|
Simpósios
|
Total
|
|
1. Diversidade,
narrativas e Formação de professores
|
48
|
36
|
01
|
86
|
2. Docência em
contexto de diversidade
|
34
|
04
|
01
|
39
|
3. Política de
inclusão e práticas pedagógicas
|
18
|
08
|
__
|
36
|
4. Docência e
diversidade étnico-raciais
|
14
|
07
|
__
|
21
|
5. Gênero,
sexualidade e geração na escola
|
17
|
05
|
__
|
22
|
Fonte:
Sistema de inscrição do Colóquio, 2017.
Percebemos,
nos trabalhos submetidos, nesta edição, uma diversificação de pesquisas e
relatos apresentados nos diferentes eixos, traduzindo demandas que a Educação
Básica revela, no que se refere às diferenças e desigualdades presentes no
espaço escolar, sobretudo no contexto político atual,
em que a Educação encontra-se inserida.
Aproveito para
agradecer, sobretudo aos professores da Educação Básica, pela ampliação de
inscrições de trabalhos nesta edição; assim como à Fundação de Amparo à
Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB, pelo apoio financeiro ao evento; à
Universidade do Estado da Bahia – UNEB e, especialmente, o apoio, confiança e
contribuição recebidos do Programa de Pós-Graduação em Educação e
Contemporaneidade – PPGEDUC e do Departamento de Educação – Campus I.
Espero
que este evento possa aprofundar as discussões acerca da educação, fortalecer
pesquisas e intervenções, ajudando-nos a continuar na luta cotidiana por uma
sociedade justa, democrática e DIVERSA. Sejam todos(as) bem vindos(as)!!!
Salvador (BA), junho de 2017.
Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios
Universidade do Estado da Bahia - UNEB
Coordenadora Geral do Evento