APRESENTAÇÃO



Colóquio Docência e Diversidade na Educação Básica é um evento promovido pelo Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica –DIVERSO, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC, na Universidade do Estado da Bahia –UNEB, a partir da Linha de pesquisa Educação, Práxis Pedagógica e Formação do Educador. O DIVERSO vem produzindo suas pesquisas dando ênfase ao protagonismo docente nas ações desenvolvidas na Educação Básica, contribuindo na produção, intervenção e publicização do conhecimento acerca da docência no Estado da Bahia.
Desde 2013, o DIVERSO tem procurado ampliar suas ações, no sentido de criar e fortalecer as redes colaborativas de pesquisa e formação sobre a temática em estudo. A partir dessa intenção, nasceu o Colóquio Docência e Diversidade na Educação Básica, como espaço propulsor e articulador do intercâmbio entre pesquisadores, pós-graduandos, graduandos e professores da educação básica, instituindo um espaço fértil para discussões voltadas para a docência na Educação Básica.
O evento teve sua primeira edição nos dias 14 e 15 de outubro de 2013, realizada no Campus I da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, cuja discussão transcorreu em torno da temática Profissão docente na contemporaneidade, que buscou refletir acerca da Profissionalização docente nos diversos espaços educativos que compõem a Educação Básica, na contemporaneidade. A segunda edição do Colóquio foi fruto da ação oriunda dos debates feitos acerca das políticas voltadas para a Educação Básica. Para isto, apresentou, nessa edição, o tema Políticas, Práticas e Formação para aprofundar as discussões que transversalizavam as pesquisas que tratam da educação básica e suas especificidades.
A terceira edição foi produzida em um contexto de extrema crise política no Brasil que tem acarretado, diretamente, a perda de direitos adquiridos ao longo da nossa história, através de lutas da sociedade civil organizada.  Um cenário em que a própria constituição brasileira é colocada à deriva, no que se refere, principalmente, aos direitos trabalhistas e à Educação Brasileira. Reformas de todos os tipos e formatos estão sendo apresentadas e aprovadas, trazendo em seu bojo o desmonte das políticas públicas. Um dos exemplos que temos, na Educação, é a Reforma do Ensino Médio que, da forma como é proposta, contribuirá no aprofundamento das desigualdades escolares e regionais da nossa juventude, assim como desconsidera as condições de trabalho do docente que atua nesse segmento.
Nesse contexto, o tema central que orienta o III Colóquio de Docência e Diversidade na Educação Básica, Diferenças e desigualdades no cotidiano da Educação Básica, foi escolhido com o objetivo de refletir acerca da docência articulada com os atuais desafios que temos pela ampliação dos direitos sociais e democratização da educação brasileira, a partir de práticas e políticas públicas que atravessam o cotidiano da escola.
Com essas implicações e articulações, organizamos este Colóquio a partir de eixos temáticos que procuram discutir e aprofundar dimensões vinculadas à le­gitimação da docência no cenário nacional, especificamente, nos diversos aspectos relacionados às diferenças e desigualdades no cotidiano escolar. Para esta edição, foram inscritos duzentos e três trabalhos oriundos de diferentes Estados do Brasil e de várias cidades do Estado da Bahia, distribuídos da seguinte forma:

Tabela 1 – Trabalhos submetidos por eixo temático/modalidade

EIXOS
MODALIDADES DE TRABALHO
Comunicações
Relatos de experiências
Simpósios
Total
1. Diversidade, narrativas e Formação de professores
48
36
01
86
2. Docência em contexto de diversidade
34
04
01
39
3. Política de inclusão e práticas pedagógicas
18
08
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36
4. Docência e diversidade étnico-raciais
14
07
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21
5. Gênero, sexualidade e geração na escola
17
05
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22
Fonte: Sistema de inscrição do Colóquio, 2017.

Percebemos, nos trabalhos submetidos, nesta edição, uma diversificação de pesquisas e relatos apresentados nos diferentes eixos, traduzindo demandas que a Educação Básica revela, no que se refere às diferenças e desigualdades presentes no espaço escolar, sobretudo no contexto político atual, em que a Educação encontra-se inserida.
Aproveito para agradecer, sobretudo aos professores da Educação Básica, pela ampliação de inscrições de trabalhos nesta edição; assim como à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB, pelo apoio financeiro ao evento; à Universidade do Estado da Bahia – UNEB e, especialmente, o apoio, confiança e contribuição recebidos do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEDUC e do Departamento de Educação – Campus I.
Espero que este evento possa aprofundar as discussões acerca da educação, fortalecer pesquisas e intervenções, ajudando-nos a continuar na luta cotidiana por uma sociedade justa, democrática e DIVERSA. Sejam todos(as) bem vindos(as)!!!

Salvador (BA), junho de 2017.

Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios
Universidade do Estado da Bahia - UNEB
Coordenadora Geral do Evento