SUMÁRIO EIXO IV

Orientações:
Para acessar os arquivos publicados você deve descer o cursor do seu computador até a modalidade em que encontra-se o seu texto publicado (Comunicação, relato de experiência ou simpósio) e clicar sobre o título da MODALIDADE/EIXO. Feito isso será direcionado para um arquivo contendo os trabalhos publicados. Identifique o título do seu trabalho no sumário e clicando sobre ele será direcionado diretamente para ele.


APRESENTAÇÃO ......................................................................................................... 8

COMUNICAÇÕES EIXO 4: DOCÊNCIA E DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAIS ............................................................. 1707
 
A EDUCAÇÃO ETNICORRACIAL DA ESCOLA BÁSICA EM RIACHÃO DO JACUÍPE: AWON GRIOT IJIDIDE ..................................................................... 1708
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: A IMPORTÂNCIA DA REPRESENTATIVIDADE NEGRA NA FORMAÇÃO DO DISCENTE .......... 1721
A FORMAÇÃO POLÍTICA-IDENTITÁRIA DO NEGRO NA ESCOLA ........ 1730
A LITERATURA INFANTOJUVENIL COMO INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA A QUEBRA DE PRECONCEITOS RACIAIS ...... 1742
O ENSINO DA HISTÓRIA DA ÁFRICA NO SISTEMA PRISIONAL BAIANO............. 1752
DISPOSITIVOS LEGAIS APÓS A LEI Nº 10.639/2003: INSTRUMENTOS PARA UMA NOVA POLÍTICA CURRICULAR ............................................................. 1763
A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES AFROBRASILEIRAS ATRAVÉS DO CANDOMBLÉ: PROCESSOS EDUCATIVOS NO SEMIÁRIDO BAIANO ............................................1778
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, FORMAÇÃO E O ENSINO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA ........................................................................................................... 1790
ACESSO À EDUCAÇÃO INFANTIL EM QUILOMBOS DO TERRITÓRIO PORTAL DO SERTÃO ........................................................................................... 1804
A EDUCAÇÃO E LINGUAGEM VISUAL: DESAFIO À DOCÊNCIA NO ENFRENTAMENTO DAS IDEOLOGIAS RACIAIS PRESENTES NO LIVRO DIDÁTICO ................................................................................................................ 1818
A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA COMO ELEMENTO DE (RE) SIGNIFICAÇÃO E (RE) CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. .................................... 1832

 
ALFABETIZAÇÃO ANTIRRACISTA DISCURSIVA E FILOSOFIA AFRICANA UBUNTU: TECENDO MUNDOS, HISTÓRIAS E VIDAS... .... 1845
O JOGO É UM REFLEXO DAS RELAÇÕES SOCIAIS: A CHEGADA AO QUILOMBO DE ONTEM E DE HOJE ............................................................. 1859
EDUCAÇÃO EM COMUNIDADE-TERREIRO: EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS VIVENCIADAS NO TERREIRO CAXUTÉ ..................... 1868
EDUCAÇÃO FÍSICA, EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL E CULTURA NEGRA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA..................................................................... 1876 

VEM SAMBAR E APRENDER: O SAMBA COMO INSTRUMENTO DE RESISTÊNCIA E REPRESENTAÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA .............................................. 1890
MÁFRICAS: 30 DIAS DE DIÁLOGO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA NEGRA .................................................................................................................. 1896
"SOMOS ÁGUA, MAS ESTA ESCOLA É PORTO!": A LUTA PELA CONSOLIDAÇÃO DE UM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO CULTURALMENTE RELEVANTE. ................................................................. 1909