NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

Modalidades de apresentação: Comunicação Oral, Relato de Experiências e Simpósios
COMUNICAÇÕES: serão aceitos trabalhos de pesquisa em andamento ou concluídos e textos que abordem teoricamente temáticas vinculadas a um dos eixos. Os participantes terão 15 minutos para apresentação dos trabalhos.
RELATO DE EXPERIÊNCIAS: relato oral acerca de experiências vivenciadas com práticas de ensino ou de extensão vinculados a um dos eixos temáticos do evento. Os participantes terão 15 minutos para apresentação dos trabalhos.
SIMPÓSIOS: comunicação coordenada e organizada pelos expositores em torno de uma temática vinculada a um dos eixos do evento, contendo três trabalhos diferentes decorrentes de pesquisas concluídas. A articulação e a coordenação do simpósio serão de responsabilidade de um(a) dos(as) expositores(as). Os(as) autores(as) dos simpósios podem ser da mesma instituição ou de instituições diferentes. Todos(as) os(as) participantes do painel deverão efetuar o pagamento de sua inscrição no evento. Todos os arquivos que compõem o simpósio devem ser enviados pelo(a) coordenador(a) em um único e-mail. O simpósio terá a duração de 60 minutos.
Normas:
Cada autor poderá inscrever até três trabalhos. Um como autor e dois como co-autor. Todavia cada trabalho poderá conter até três autores. Vale ressaltar que todos os autores devem realizar a inscrição, porém, apenas o autor principal fará a submissão do texto. Os trabalhos inscritos em Comunicações, relato de experiência e simpósios deverão ser formatados conforme regras abaixo :
COMUNICAÇÕES E RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
a)            O trabalho deverá apresentar a modalidade na qual está sendo inscrito (COMUNICAÇÃO ou RELATO DE EXPERIÊNCIA), centralizado e em caixa alta. Abaixo da modalidade identificar o eixo temático ao qual o trabalho estará sendo submetido também centralizado, em caixa alta. Em seguida, colocar o título, centralizado, em negrito, caixa alta.  Após, colocar o nome do(da) autor(a) e coautores(as) (se necessário), seguido por nome da instituição e e-mail, alinhado à esquerda.
b)             O resumo do trabalho será precedido pelo subtítulo RESUMO, fonte Times New Roman, corpo 12, maiúscula, negrito. O texto do resumo utilizará a fonte Times New Roman, corpo 10, alinhamento de parágrafo justificado, sem recuos à direita ou à esquerda e com espaçamento entre linhas SIMPLES. O texto deve conter, no máximo, 200 palavras. O resumo deve apresentar o problema, objetivo(s), referencial teórico, metodologia desenvolvida, bem como os principais resultados, tendo clara relação com um dos eixos temáticos do Colóquio. Use no mínimo 03 e no máximo 05 (cinco) palavras chave, separando-as por vírgula.
c)             O texto deverá ter formato contendo Resumo, Introdução (contextualizar a realidade onde se realizou a experiência e o problema que mobilizou a realização do trabalho) objetivos, procedimentos metodológicos, discussão e resultados, considerações finais e referências, estruturado de 8 (oito) a 12 (doze) páginas, incluindo as referências bibliográficas, notas de rodapé e quadros ou tabelas.
d)             O texto deverá ser enviado com a seguinte formatação: Fonte Time New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5,formatação justificada, recuo de 1,25 para início do parágrafo.
e)             Citações de até três linhas devem estar inseridas no texto, com aspas; as que passarem de três linhas devem ser separadas do corpo do texto com recuo de 4cm e fonte 11. As menções a autores, no decorrer do texto devem subordinar-se à forma (AUTOR, data) ou (AUTOR, data, p.).
f)              Notas de rodapé devem ser exclusivamente explicativas, sendo numeradas através do comando automático do processador de texto: Inserir/Notas.
g)             Referências segundo as normas da ABNT (www.abnt.org.br).
SIMPÓSIOS:.
a)             O trabalho deve conter um arquivo com os seguintes elementos: modalidade no qual está inscrito (SIMPÓSIO), eixo e temática.  Todos esses elementos devem ser escritos de modo centralizado, em negrito e caixa alta. Após dois espaços de parágrafos deve-se colocar o nome do coordenador do simpósio, instituição e email. Após dois espaços de parágrafo deve ser apresentado o resumo geral do simpósio.
b)             O resumo geral do simpósio deve conter de 250 a 300 palavras, em espaço simples, apresentando no final três palavras-chave, Fonte da letra: Times New Roman, tamanho 10.
c)             Digitação e Formatação dos Trabalhos do Simpósio:
Os três trabalhos que compõem o SIMPÓSIO deverão ser organizados em arquivo independentes, conforme instruções que se seguem:
Ø    O trabalho deverá identificar o eixo temático ao qual o trabalho estará sendo submetido também centralizado, em caixa alta. Em seguida, apresentar título, centralizado, em negrito, caixa alta, abaixo do eixo. Após colocar o autor e coautores (se necessário), seguido por nome da instituição e e-mail, alinhado à esquerda.
Ø    O resumo do trabalho será precedido pelo subtítulo RESUMO, fonte Times New Roman, corpo 12, maiúscula, negrito. O texto do resumo utilizará a fonte Times New Roman, corpo 10, alinhamento de parágrafo justificado, sem recuos à direita ou à esquerda e com espaçamento entre linhas SIMPLES. O texto deve conter, no máximo, 200 palavras. O resumo deve apresentar o problema e/ou questões da pesquisa, objetivo(s), referencial teórico, metodologia desenvolvida, bem como as principais conclusões, tendo clara relação com um dos eixos temáticos do Colóquio. Use no mínimo 03 e no máximo 05 (cinco) palavras chave, separando-as por vírgula.
Ø    O texto de cada participante do simpósio deverá ter formato de artigo, com problema de pesquisa, objetivos, procedimentos metodológicos, discussão e resultados, considerações finais e referências, estruturado de 8 (oito) a 12 (doze) páginas, incluindo as referências bibliográficas, notas de rodapé, referências bibliográficas e quadros ou tabelas.
Ø   O texto deverá ser enviado com a seguinte formatação: Fonte Time New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5,formatação justificada, recuo de 1,25 para início do parágrafo.
Ø   Citações de até três linhas devem estar inseridas no texto, com aspas; as que passarem de três linhas devem ser separadas do corpo do texto com recuo de 4cm e fonte 11. As menções a autores, no decorrer do texto devem subordinar-se à forma (AUTOR, data) ou (AUTOR, data, p.).
Ø   Notas de rodapé devem ser exclusivamente explicativas, sendo numeradas através do comando automático do processador de texto: Inserir/Notas.
Ø   Referências segundo as normas da ABNT (www.abnt.org.br).