Para
acessar os arquivos publicados você deve descer o cursor do seu
computador até a modalidade em que encontra-se o seu texto publicado
(Comunicação, relato de experiência ou simpósio) e clicar sobre o título
da MODALIDADE/EIXO. Feito isso será direcionado para um arquivo
contendo os trabalhos publicados. Identifique o título do seu trabalho
no sumário e clicando sobre ele será direcionado diretamente para ele.
APRESENTAÇÃO ......................................................................................................... 9
COMUNICAÇÕES EIXO 2: DOCÊNCIA EM CONTEXTOS DE DIVERSIDADE ................................................................. 983
LÍNGUA PORTUGUESA: PADRÃO LINGUÍSTICO, NORMA CULTA, VARIAÇÕES, IMPASSES E DESAFIOS NA LINGUÍSTICA CONTEMPORÂNEA ................................... 984
REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO: CONTRIBUIÇÕES AO DEBATE ................................................... 992
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA ........................................................... 1002
“MULTISSERIAÇÃO E TRABALHO DOCENTE”: SINGULARIDADES E ITINERÂNCIAS DE ALUNOS DE ESCOLAS RURAIS .................................... 1010
REFLEXÃO ACERCA DA EXPERIÊNCIA ESCOLAR DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES CIGANOS DA COMUNIDADE DE UTINGA –BAHIA .... 1021
PASSOS E DESCOMPASSOS: SENTIDOS DE PARCERIA NA RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL ............................................. 1034
NARRATIVAS DE PROFESSOR@S TUPINAMBÁ DE OLIVENÇA: A CONSTRUÇÃO DO SER PROFESSOR/A E O FORTALECIMENTO DA LUTA ................................................. 1047
QUANDO O SILÊNCIO É UM GRITO: REFLEXÕES SOBRE O FENÔMENO BULLYING A PARTIR DO CASO WELLINGTON MENEZES DE OLIVEIRA E OUTROS ENREDOS ............................................................................................... 1059
EDUCAÇÃO TRADICIONAL VERSUS QUILOMBOLA: O APAGAMENTO E ESQUECIMENTO DAS SUAS RAÍZES E TRADIÇÃO CULTURAL ............. 1073
PIBID: POR UM ENSINO “DEMOCRÁTICO” DE LÍNGUA PORTUGUESA NAS ESCOLAS ................................................................................................................. 1081
CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO ................................................................. 1091
RESSIGNIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A PARTIR DE PARADIGMAS CONTRA-HEGEMÔNICOS: DIÁLOGOS COM A INTERCULTURALIDADE ..................................................................................................... 1105
IMPRESSÕES E CONSIDERAÇÕES DA COMUNIDADE ESCOLAR DE SANTA LUZ-BA SOBRE A ARTE VISUAL DO ARTISTA ALMIR BARROS ............ 1112
EDUCAÇÃO EM COMUNIDADES HISTORICAMENTE SUBALTENIZADAS: uma reflexão sobre outros sujeitos e outras pedagogias ....................................... 1125
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO SOB O OLHAR DE PROFESSORES LEIGOS NO FINAL DA DÉCADA DE 1960: NARRATIVAS DAS TRAJETÓRIAS VIVENCIADAS ........................................................................................................ 1138
OCUPAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA: Docência no âmbito das diferenças (inter)culturais .......................................................................................................... 1152
EDUCAÇÃO DO CAMPO EM TEMPOS DE (A)DIVERSIDADES: Perspectivas no Território do Vale do Jiquiriçá-BA ................................................................... 1166
NARRATIVAS DOCENTES DO CONJUNTO PENAL DE VALENÇA, BA: desafios e vitórias ...................................................................................................... 1180
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: SENTIMENTOS E EMOÇÕES QUE CONSTROEM APRENDIZAGENS E PERMANÊNCIAS NA BUSCA DA VALORIZAÇÃO PELA VIDA ............................................................................... 1191
PESQUISA E ENSINO DE ARTES NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ALGUMAS REFLEXÕES DA PRÁTICA EM VALENÇA (BAHIA) .................................................................................................................... 1203
EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS EM CONTEXTOS RURAIS: VISIBILIDADES E REFLEXÕES NAS PESQUISAS DO PPGEDUC-UNEB .................................... 1215
MULHERES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REPRESENTAÇÃO SOCIAL NO MUNICÍPIO DE CAETITÉ-BA ...................................................... 1229
POLÍTICA DE NUCLEAÇÃO: SUBTERFÚGIO DO SUJEITO DO CAMPO ....................1240
NARRATIVAS DE FORMAÇÃO E PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM ESCOLAS RURAIS EM IBIRATAIA/BAHIA ......................... 1249
PERTENCIMENTO E (RE)CONHECIMENTO: FORMAÇÃO DE EDUCADORES QUILOMBOLAS NA/PELA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM ARRAIAS-TO ................. 1263
AVALIANDO O PROEJA: O OLHAR DO PROFESSOR NO IFBA∕CAMPUS SANTO AMARO-BA ............................................................................................... 1284
UM CAMPO DE POSSIBILIDADES: O Currículo no Ensino Médio em Meios Rurais no Território Baiano .................................................................................... 1296
ENSAIO SOBRE AS EPISTEMOLOGIAS DO SUL E OS CONHECIMENTOS POPULARES ............................................................................................................ 1310
O ENSINO DE FILOSOFIA A PARTIR DOS ENFRENTAMENTOS E PRÁTICAS DA PROPÓSTA ESCOLA SEM PARTIDO ......................................................... 1321
LITERATURA E PRÁTICAS MIDIÁTICAS NA SALA DE AULA: A PRESENÇA DE FILMES ADAPTADOS DA LITERATURA NOS LIVROS DIDÁTICOS DA REDE PÚBLICA DE SALVADOR ........................................................................ 1333
APRESENTAÇÃO ......................................................................................................... 9
COMUNICAÇÕES EIXO 2: DOCÊNCIA EM CONTEXTOS DE DIVERSIDADE ................................................................. 983
LÍNGUA PORTUGUESA: PADRÃO LINGUÍSTICO, NORMA CULTA, VARIAÇÕES, IMPASSES E DESAFIOS NA LINGUÍSTICA CONTEMPORÂNEA ................................... 984
REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO: CONTRIBUIÇÕES AO DEBATE ................................................... 992
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA ........................................................... 1002
“MULTISSERIAÇÃO E TRABALHO DOCENTE”: SINGULARIDADES E ITINERÂNCIAS DE ALUNOS DE ESCOLAS RURAIS .................................... 1010
REFLEXÃO ACERCA DA EXPERIÊNCIA ESCOLAR DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES CIGANOS DA COMUNIDADE DE UTINGA –BAHIA .... 1021
PASSOS E DESCOMPASSOS: SENTIDOS DE PARCERIA NA RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL ............................................. 1034
NARRATIVAS DE PROFESSOR@S TUPINAMBÁ DE OLIVENÇA: A CONSTRUÇÃO DO SER PROFESSOR/A E O FORTALECIMENTO DA LUTA ................................................. 1047
QUANDO O SILÊNCIO É UM GRITO: REFLEXÕES SOBRE O FENÔMENO BULLYING A PARTIR DO CASO WELLINGTON MENEZES DE OLIVEIRA E OUTROS ENREDOS ............................................................................................... 1059
EDUCAÇÃO TRADICIONAL VERSUS QUILOMBOLA: O APAGAMENTO E ESQUECIMENTO DAS SUAS RAÍZES E TRADIÇÃO CULTURAL ............. 1073
PIBID: POR UM ENSINO “DEMOCRÁTICO” DE LÍNGUA PORTUGUESA NAS ESCOLAS ................................................................................................................. 1081
CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO ................................................................. 1091
RESSIGNIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A PARTIR DE PARADIGMAS CONTRA-HEGEMÔNICOS: DIÁLOGOS COM A INTERCULTURALIDADE ..................................................................................................... 1105
IMPRESSÕES E CONSIDERAÇÕES DA COMUNIDADE ESCOLAR DE SANTA LUZ-BA SOBRE A ARTE VISUAL DO ARTISTA ALMIR BARROS ............ 1112
EDUCAÇÃO EM COMUNIDADES HISTORICAMENTE SUBALTENIZADAS: uma reflexão sobre outros sujeitos e outras pedagogias ....................................... 1125
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO SOB O OLHAR DE PROFESSORES LEIGOS NO FINAL DA DÉCADA DE 1960: NARRATIVAS DAS TRAJETÓRIAS VIVENCIADAS ........................................................................................................ 1138
OCUPAÇÃO DA ESCOLA BÁSICA: Docência no âmbito das diferenças (inter)culturais .......................................................................................................... 1152
EDUCAÇÃO DO CAMPO EM TEMPOS DE (A)DIVERSIDADES: Perspectivas no Território do Vale do Jiquiriçá-BA ................................................................... 1166
NARRATIVAS DOCENTES DO CONJUNTO PENAL DE VALENÇA, BA: desafios e vitórias ...................................................................................................... 1180
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: SENTIMENTOS E EMOÇÕES QUE CONSTROEM APRENDIZAGENS E PERMANÊNCIAS NA BUSCA DA VALORIZAÇÃO PELA VIDA ............................................................................... 1191
PESQUISA E ENSINO DE ARTES NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: ALGUMAS REFLEXÕES DA PRÁTICA EM VALENÇA (BAHIA) .................................................................................................................... 1203
EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS EM CONTEXTOS RURAIS: VISIBILIDADES E REFLEXÕES NAS PESQUISAS DO PPGEDUC-UNEB .................................... 1215
MULHERES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REPRESENTAÇÃO SOCIAL NO MUNICÍPIO DE CAETITÉ-BA ...................................................... 1229
POLÍTICA DE NUCLEAÇÃO: SUBTERFÚGIO DO SUJEITO DO CAMPO ....................1240
NARRATIVAS DE FORMAÇÃO E PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM ESCOLAS RURAIS EM IBIRATAIA/BAHIA ......................... 1249
PERTENCIMENTO E (RE)CONHECIMENTO: FORMAÇÃO DE EDUCADORES QUILOMBOLAS NA/PELA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM ARRAIAS-TO ................. 1263
AVALIANDO O PROEJA: O OLHAR DO PROFESSOR NO IFBA∕CAMPUS SANTO AMARO-BA ............................................................................................... 1284
UM CAMPO DE POSSIBILIDADES: O Currículo no Ensino Médio em Meios Rurais no Território Baiano .................................................................................... 1296
ENSAIO SOBRE AS EPISTEMOLOGIAS DO SUL E OS CONHECIMENTOS POPULARES ............................................................................................................ 1310
O ENSINO DE FILOSOFIA A PARTIR DOS ENFRENTAMENTOS E PRÁTICAS DA PROPÓSTA ESCOLA SEM PARTIDO ......................................................... 1321
LITERATURA E PRÁTICAS MIDIÁTICAS NA SALA DE AULA: A PRESENÇA DE FILMES ADAPTADOS DA LITERATURA NOS LIVROS DIDÁTICOS DA REDE PÚBLICA DE SALVADOR ........................................................................ 1333
ESTÁGIO EM AMBIENTE NÃO-ESCOLAR: EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA EM UM CENTRO ESPÍRITA............................................................................. 1346
ESTAGIO: UMA BREVE EXPERIÊNCIA NA EJA ....................................... 1355
OFICINAS TEMÁTICAS PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE SALGUEIRO: A CHUVA COMO VARIÁVEL CLIMÁTICA ................................... 1364
PRÁTICAS SOCIOEDUCATIVAS EM CONTEXTOS DE DIVERSIDADE PARA A DIFUSÃO DA LIBRAS ........................................................................ 1373
SIMPÓSIOS EIXO 2 ........................................................... 1386
PALAVRAS PARA COMPOR SILÊNCIOS: A EXPERIÊNCIA DA LEITURA LITERÁRIA E A DOCÊNCIA EM CONTEXTOS DE DIVERSIDADE .......... 1387
LER EM CÍRCULO COMO ESPAÇO DE FORMAÇÕES DIVERSAS ....... 1388
LEITURA E SENSIBILIDADES: CONTRIBUIÇÕES À DOCÊNCIA ......... 1402
O QUE LEEM AS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA? .................. 1415