SUMÁRIO EIXO I

Orientações: 
Para acessar os arquivos publicados você deve descer o cursor do seu computador até a modalidade em que encontra-se o seu texto publicado (Comunicação, relato de experiência ou simpósio) e clicar sobre o título da MODALIDADE/EIXO. Feito isso será direcionado para um arquivo contendo os trabalhos publicados. Identifique o título do seu trabalho no sumário e clicando sobre ele será direcionado diretamente para ele.


APRESENTAÇÃO ....................................................................................................... 10

COMUNICAÇÕES EIXO I: DIVERSIDADE, NARRATIVAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA ............................................................ 12

HOMOFOBIA NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE REVISÃO DO PARADIGMA RELIGIOSO CRISTÃO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES ..................................... 13
TRAJETÓRIA DE VIDA E FORMAÇÃO DE UMA PROFESSORA IDOSA: DA SALA DE CASA ÀS SALAS DE AULA .......................................................................................... 26
TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES PRELIMINARES ....... 41
IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA E DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA ........................................................................................................... 54
CONSELHO ESCOLAR: GESTÃO, FORMAÇÃO E DEMOCRACIA NA/DA EDUCAÇÃO BÁSICA ........................................................................................................... 62
EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DE PROFESSORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE A ESCOLA ORGANIZADA EM CICLOS ................................................................................................................................... 74
(IN)VISIBILIDADES: A LEI 10.639-03 NO ÂMBITO DO PNAIC E EM CENÁRIOS ESCOLARES .......................................................................................................................... 88
FORMAÇÃO DOCENTE PARA PRÁTICAS PROMOTORAS DA IGUALDADE RACIAL NAS CRECHES ................................................................................................... 102
CONHECIMENTO DE SI: DIFERENÇAS E PRÁTICAS FORMATIVAS NAS ESCOLAS RURAIS ............................................................................................................. 113 

A OBSERVAÇÃO COMO DINAMIZADORA DO CONTEXTO DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO SUBPROJETO DE PEDAGOGIA PIBID/UNEB NO DEDC I ................................................................................................... 127
NARRATIVAS DE JATIMANE: MEMÓRIAS ENCENADAS NA COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBOS .............................................................................. 141
NARRATIVAS, MEMÓRIAS E PRÁTICAS DE LETRAMENTOS DE PROFESSORAS DA ROÇA .............................................................................................................................. 149 IMPLICAÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA .................................................................................... 161
O QUE QUEREMOS DA ESCOLA: NARRATIVAS DE CRIANÇAS DA ROÇA ...... 175
FORMAÇÃO PROFISSIONAL: NARRATIVA PESSOAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA ................................................................................................................. 189
TECENDO OS SENTIDOS DA FORMAÇÃO – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CULTURAIS DE ALFABETIZADORAS DO SERTÃO ................................................. 202
(IN) DISCIPLINA NA SALA DE AULA E PRÁTICA PEDAGÓGICA ........................ 215
SENTIDO DE EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PIBID ... 228
EXPERIÊNCIA E DIVERSIDADE NA CONSTITUIÇÃO DE UMA ESTÉTICA DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE ................................................................................ 241
DOCUMENTAÇÃO NARRATIVA DE EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS: FORMAR E FORMAR-SE .................................................................................................................... 253
PROFESSOR, CURRÍCULO E ACOMPANHANTE/MEDIADOR NA CONSTRUÇÃO METODOLÓGICA PARA APRENDIZAGEM DO AUTISTA ....................................... 260
O MULTICULTURALISMO CRÍTICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ELABORANDO PROPOSTAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA ........................................................................................................................... 272 AS NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E O FACEBOOK: FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR .......... 287
TORNAR-SE PROFESSOR: EXPERIÊNCIAS E TRAJETÓRIAS FORMATIVAS NO CONTEXTO DA PÓS-GRADUAÇÃO .............................................................................. 302
DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO: LIMITAÇÕES DA FORMAÇÃO INICIAL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO ................................................................................... 316
NARRATIVAS DE SI E HISTÓRIAS DE PROFESSORES DE GYMNÁSTICA NO SER-TÃO DA BAHIA: ATOS FESTIVOS NAS ESCOLAS ISOLADAS ..................... 329
DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: A FORMAÇÃO INTERCULTURAL-REFLEXIVA DO PROFESSOR DE LÍNGUA ESPANHOLA DENTRO DO PIBID/ESPANHOL. ....................... 338
UM OLHAR SOBRE O BORDADO DA ESCRITA DE SI .............................................. 350
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO ......................................................................................... 360
O PERCURSO FORMATIVO DOS PROFESSORES DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS EM FEIRA DE SANTANA .......................................................... 372
SILENCIAMENTO EM SALA DE AULA E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS POSSÍVEIS ........................................................................................................................... 383
PRÉ-UNIVERSITÁRIOS PARA AFRODESCENDENTES: NARRATIVAS DAS “MANEIRAS DE FAZER” DE PROFESSORES VOLUNTÁRIOS. ............................. 395
MEMÓRIA E CONSCIÊNCIA NAS NARRATIVAS DE PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL .................................................................................................... 419
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: NARRATIVAS, FORMAÇÃO E INICIAÇÃO À DOCÊNCIA .......................................................................................................................... 432
COMO VAI A SAÚDE, PROFESSORA?: CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO DA MULTISSÉRIE ............................................................................... 446
AS PRIMEIRAS ESCOLAS NO SERTÃO DA BAHIA: O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO E A INSTITUCIONALIZAÇÃO DE SABERES....................... 463 PERSPECTIVAS DO FILME ORACÕES PARA BOBBY: DESMISTIFICANDO A HOMOFOBIA NA ESCOLA .............................................................................................. 475
O LÚDICO NAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS DOCENTE: ALGUMAS REPRESENTAÇÕES .......................................................................................................... 487
NARRATIVAS QUE REVELAM ESCOLHA DA PROFISSÃO DOCENTE E PERCURSOS DE FORMAÇÃO NO PIBID DO SERTÃO DO SISAL BAIANO ........ 500
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A DIVERSIDADE: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO NÚCLEO DE ESTUDO E FORMAÇÃO DOCENTE ................................................................................................................................................ 514
O PENSAMENTO LÓGICO MATEMÁTICO E A CRIANÇA: CAMINHOS E POSSIBILIDADES PARA UMA PRÁTICA SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL ............................................................................................................................. 527
O TORNAR-SE PROFESSOR (A): CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA OS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNEB/ CAMPUS XVI NO INÍCIO DA CARREIRA ........................................................................................................................... 540
COTIDIANO ESCOLAR: TEMPOS E ESPAÇOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ................................................................................................................... 552
CONCEPÇÕES DE LEITURA E CONTEXTOS FORMATIVOS NA ESCOLA: PROFESSOR/A LEITOR/A E ESTUDANTES LEITORES/AS? ................................... 565
DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: IDENTIDADES, NARRATIVAS E FORMAÇÃO ......................................................................................... 575
 
RELATOS DE EXPERIÊNCIA EIXO I: DIVERSIDADE, NARRATIVAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO BASICA ........................... 589
A PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM EVENTOS CIENTÍFICOS: O PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA E O FOMENTO DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO ................................................ 590
PROJETO DE EXTENSÃO “SAMU NAS ESCOLAS” – UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA ........................................................................................................... 604
GEOGRAFIA EM IMAGENS: ABORDAGEM DE CONCEITOS, FATOS, FENÔMENOS E PROCESSOS GEOGRÁFICOS ................................................. 616
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: NARRATIVAS DE UMA PROFESSORA-CURSISTA DO PROJETO GESTAR NA ESCOLA SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA COM ATIVIDADES DE LEITURA, ESCRITA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA ESTUDANTES DO 6º ANO .......................................................................... 627
A FORMAÇÃO DO/A PROFESSOR/A PESQUISADOR/A NA ESCOLA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS ............................................................................ 639
VIVENCIANDO PRÁTICAS FORMATIVAS NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA: O QUE NOS DIZEM SUAS CARTAS PEDAGÓGICAS ....................................................................................... 647
PIBID E FORMAÇÃO DOCENTE: IMPACTOS NA ESCOLA SÃO GONÇALO DO RETIRO ............................................................................................................... 661
NINGUÉM É IGUAL A NINGUÉM: DIVERSIDADE E DESAFIOS NA SALA DE AULA ........................................................................................................................... 672
AS IMPLICAÇÕES DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO, LUDICIDADE E CORPOREIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL NO ESTÀGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNEB ......................... 685
O MULTICULTURALISMO E A INTERDISCIPLINARIDADE: UMA ASSOCIAÇÃO PARA A ATUAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTOS DE DIVERSIDADE .......................................................................................................... 699
“AMIGUINHOS DA TURMA”, TRABALHANDO COM A DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL .......................................................................................... 713
A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO ESPAÇO FORMATIVO DO PIBID COMO EXERCÍCIO DA PRÁTICA DO PROFESSOR REFLEXIVO ............................. 723
TRABALHAR COM LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL É COMO BRINCAR COM AS PALAVRAS, TEM QUE TER IMAGINAÇÃO, BRINCADEIRA E CRIAÇÃO .................................................................................. 733
A OBSERVAÇÃO NO PIBID: POSSIBILIDADES PARA APRENDIZAGEM DA PRÁTICA DOCENTE NA ESCOLA ....................................................................... 747
NARRATIVAS DE FORMAÇÃO NA TESSITURA DOS RELATÓRIOS DO PNAIC 2016 ................................................................................................................ 756
A LINGUAGEM CARTOGRÁFICA: IMPORTANTE FERRAMENTA NO ENSINO DE GEOGRAFIA ....................................................................................... 768
RELATO DE EXPERIÊNCIA COM O JOGO “BARALHO ANIMAL” NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA .................................................................. 778
PRÁTICAS SOCIOEDUCATIVAS EM CONTEXTOS DE DIVERSIDADE PARA A DIFUSÃO DA LIBRAS .......................................................................................... 788
TRANSFORMANDO CURIOSIDADE E ESPÍRITO INVESTIGATIVO EM CONHECIMENTOS RELACIONADOS À NATUREZA NO CONTEXTO DE CRECHE ..................................................................................................................... 801
O USO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS COMO FERRAMENTA NO ENSINO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL ...................................................... 810
TENDA DE LEITURA NA ESCOLA PÚBLICA: ESPAÇO DE FORMAÇÃO PARA A DIVERSIDADE .......................................................................................... 818
A LINGUAGEM CARTOGRÁFICA NA GEOGRAFIA ESCOLAR: PRÁTICAS DE ENSINO NO PIBID ............................................................................................. 829
LEITURAS, FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E PROJETO “PALAVRAS CANTADAS, FALADA E OUVIDA” ...................................................................... 840
NARRATIVAS SOBRE A ESCOLA: AS EXPERIÊNCIAS NAS OFICINAS NARRATIVAS DO PIBID PEDAGOGIA DO DEDC I /UNEB ............................ 852
O PLANEJAMENTO COMO INSTRUMENTO NORTEADOR DA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA NA JORNADA PEDAGÓGICA DE ALAGOINHAS /BA ................................................................................................... 862
OLHAR, IMAGINAR E IMAGEAR: A LINGUAGEM IMAGÉTICA NO CONTEXTO DA GEOGRAFIA - VIVÊNCIAS E APRENDIZAGENS DO PIBID ........................................ 873
PIBID: RELATÓRIOS DE EXPERIÊNCIAS, UM SUPORTE DE RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA, PROFESSORES EM FORMAÇÃO ......................................................................... 886
O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A FORMAÇÃO CONTÍNUA NAS ESCOLAS ................................................................................................................... 898
EXCERTOS AUTOBIOGRÁFICOS: O ONTEM E O HOJE DE MEU PROCESSO DE PROFISSIONALIZAÇÃO NA E PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA ............... 907
PERCURSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: DIMENSÃO PRÁTICA A PARTIR DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO NA BRINQUEDOTECA PROFª ZÉLIA DE ALMEIDA DE OLIVEIRA .................................................................................................................. 920 

A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO: DESDOBRAMENTOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA .................................... 931
A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DO SALVADOR: AÇÕES PARCEIRAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA.................................................................................................................... 941

SIMPÓSIOS EIXO I............................................................. 951
 
APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NO PIBID: CENAS DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA ...................................................................................... 952 

FORMAÇÃO CONTINUADA NO PIBID/UNEB: PRÁTICAS E PERSPECTIVAS DA BOLSISTA DE SUPERVISÃO EM PEDAGOGIA DO DEDC I .............................................. 953
RELAÇÕES ENTRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO PIBID E A CONSTRUÇÃO DOS PERCURSOS PROFISSIONAIS .................................... 963
FORMAÇÃO INICIAL NO PIBID: ENTRECRUZANDO PRÁTICAS E EXPERIENCIANDO SABERES........................................................................... 973
  565