Orientações:
Para
acessar os arquivos publicados você deve descer o cursor do seu
computador até a modalidade em que encontra-se o seu texto publicado
(Comunicação, relato de experiência ou simpósio) e clicar sobre o título
da MODALIDADE/EIXO. Feito isso será direcionado para um arquivo
contendo os trabalhos publicados. Identifique o título do seu trabalho
no sumário e clicando sobre ele será direcionado diretamente para ele.
APRESENTAÇÃO ......................................................................................................... 9
COMUNICAÇÕES EIXO 3: POLÍTICAS DE INCLUSÃO E PRATICAS PEDAGÓGICAS ............................................ 1429
A CONCEPÇÃO DE DIFERENÇA NO CURRÍCULO PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA .............................................................................................................. 1430
TECNOLOGIA DIGITAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: NOVAS PROPOSTAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM ........................................................................ 1442
INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES ATRAVÉS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS .................................................... 1454
DA EDUCAÇÃO ESPECIAL AO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: MEMÓRIAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM JACOBINA ............................................... 1463
DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO TRATO PEDAGÓGICO COM O ESPORTE PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA ......................................................................................................... 1476
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA À EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CURRÍCULO E PRÁTICAS ................................................................................................................ 1488
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA VISÃO HISTÓRICA .................................... 1502
A INCLUSÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NO SENAI CETIND. ......................................................................... 1516
AS POLÍTICAS DE INCLUSÃO E AS PROPOSTAS EDUCACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE SURDOS: EDUCAR PARA A DIVERSIDADE ..................... 1533
A CRIANÇA AUTISTA E SEU APRENDIZADO NA PERSPECTIVA DA ESCOLA INCLUSIVA ......................................................................................... 1544
AS CONTRIBUIÇÕES DA RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM O ESTUDANTE DISLÉXICO ........ 1558
A METODOLOGIA DO PACTO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE TAPEROÁ: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA NAIR DEMÉTRIO DE SOUZA.] ...................................................................................... 1571
EDUCAÇÃO ESPECIAL E SEUS PARADIGMAS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL ............................ 1582
A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA .............................................................................................. 1592
INCLUSÃO NO CONTEXTO ESCOLAR: FUNÇÃO DA ESCOLA, PAPEL E DESAFIO DO PROFESSOR .................................................................................. 1602
ASPECTOS SOCIOCULTURAIS, LINGUÍSTICOS E METODOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS PESSOAS SURDAS NA CIDADE DE VALENÇA-BA .................................................................................. 1611
PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES NÃO DEFICIENTES ACERCA DA INCLUSÃO DE COLEGAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA .............................................................................................. 1623
TECNOLOGIA DIGITAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: NOVAS PROPOSTAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM ........................................................................ 1442
INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES ATRAVÉS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS .................................................... 1454
DA EDUCAÇÃO ESPECIAL AO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: MEMÓRIAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM JACOBINA ............................................... 1463
DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO TRATO PEDAGÓGICO COM O ESPORTE PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA ......................................................................................................... 1476
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA À EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CURRÍCULO E PRÁTICAS ................................................................................................................ 1488
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA VISÃO HISTÓRICA .................................... 1502
A INCLUSÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NO SENAI CETIND. ......................................................................... 1516
AS POLÍTICAS DE INCLUSÃO E AS PROPOSTAS EDUCACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE SURDOS: EDUCAR PARA A DIVERSIDADE ..................... 1533
A CRIANÇA AUTISTA E SEU APRENDIZADO NA PERSPECTIVA DA ESCOLA INCLUSIVA ......................................................................................... 1544
AS CONTRIBUIÇÕES DA RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM O ESTUDANTE DISLÉXICO ........ 1558
A METODOLOGIA DO PACTO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE TAPEROÁ: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA NAIR DEMÉTRIO DE SOUZA.] ...................................................................................... 1571
EDUCAÇÃO ESPECIAL E SEUS PARADIGMAS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL ............................ 1582
A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA .............................................................................................. 1592
INCLUSÃO NO CONTEXTO ESCOLAR: FUNÇÃO DA ESCOLA, PAPEL E DESAFIO DO PROFESSOR .................................................................................. 1602
ASPECTOS SOCIOCULTURAIS, LINGUÍSTICOS E METODOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS PESSOAS SURDAS NA CIDADE DE VALENÇA-BA .................................................................................. 1611
PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES NÃO DEFICIENTES ACERCA DA INCLUSÃO DE COLEGAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA .............................................................................................. 1623
RELATOS DE EXPERIÊNCIA EIXO 3: POLÍTICAS DE INCLUSÃO E PRATICAS PEDAGÓGICAS ................... 1633
AUTISMO E EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO.......... 1634
O USO DO XBOX E DO KINECT COMO RECURSO TECNOLÓGICO MEDIADOR NA ESTIMULAÇÃO DA INTERAÇÃO SOCIAL EM ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA ......................................... 1642
DE VOLTA A PROFISSÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: MEMORIAL DE UMA PROFESSORA COM BAIXA VISÃO .............................................. 1652
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS COM FOCO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL ......................... 1666
QUESTÕES SOBRE ACESSIBILIDADE E AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ..................................................... 1679
AS PRÁTICAS EDUCATIVAS INCLUSIVAS DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA PARTICIPATIVA ............................................................... 1690
EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES SOBRE OS EMBATES DO DIAGNÓSTICO .......................... 1699